A Bíblia relata a separação entre Abrão e seu sobrinho Ló em Genesis 13. O motivo da separação foi o crescimento de seus rebanhos. Tanto Abrão como Ló, possuiam muitos animais, e empregados.
Nesta passagem, Abrão, deixa seu sobrinho Ló escolher para onde quisesse partir, pois, não havia condições de ambos continuarem juntos, devido ao crecimento dos dois.
O inexperiente Ló, viu as campinas de Zoar e para lá rumou achando que estava fazendo um bom negócio e o fim da história todos sabemos: entrou riquíssimo e saiu de lá, sem nada, a não ser com duas filhas endemoniadas.
Essa tem sido também a visão de muitos lideres atuais. A seara é grande, os obreiros são poucos, disse Jesus e esses poucos precisam ter visão e direção de Deus em suas vidas. Existem lideres, pastores que estão conduzindo seus rebanhos a campos verdejantes sim, mas apenas por vista. Existem ministérios sendo conduzidos por homens como Ló, que seguem o próprio coração e sentimentos. Ministérios que tem sido dirigidos por lideres que se deixam levar por qualquer vento de doutrina, por qualquer movimento, por qualquer visão bela que se apresenta em sua frente.
Ministério que são guiados por "estratégias, por visões de outros lideres, por invenções e invencionices de movimentos criados fora do Brasil" e não são guiados pelo Espírito Santo de Deus.
Existem lideres que se deixam levar por qualquer visão que se apresente. Ministérios que são guiados por lideres que não possuem qualquer chamada de Deus. Lideres que vivem a sombra de outros lideres, como Ló vivia a sombra de seu tio Abrão. Existem hoje muitos lideres que entram de cabeça em qualquer "campina de Zoar", assim como Ló, levam consigo seus rebanhos a entrarem em verdadeiras encrencas.
Ló foi para Sodoma e Gomorra porque viu um lugar muito lindo que mais se parecia com o Jardim do Senhor, ou seja a visão era "tremenda" assim como hoje. Ló se quer procurou saber quem eram os moradores, o que faziam, como viviam, em que criam, exatamente como muitos lideres tem feito.
Ministérios que nos dias atuais, tem se desviado da verdade, pastores que tem entrado pelo caminho da heresia. O que antes era considerado herético por alguns ministérios, hoje já é praticado abertamente.
Quando conheci o evangelho, poucos oravam por peças de roupa, fotos, nem punham copo com agua perto do radio, isso era considerado misticismo, uma espécie de "simpatia". Hoje, dentro de muitos ministérios, pastores entregam lenços, flores, "envelopes ungidos para oferta de fé" e assim por diante.
Assim como a família de Ló se corrompeu, assim muitos lideres levando seu rebanho por vista e não por fé, tem entrado por um caminho de apostasia.
Um lider me disse um dia desses: "a gente tem que se adequar pra não ficar pra trás". Triste pensamento ! Devemos ensinar o Evangelho de Cristo, puro e sem mistura. O Evangelho não deve se adequar a ninguém, mas nós devemos nos adequar ao Evangelho. Respeitamos culturas e costumes, mas a pureza do Evangelho é inegociável.
Ló andou por vista e perdeu tudo o que possuia. Veja que a história de Abraão foi muito diferente, foi uma história de sucesso. Muitos lideres andam assim também e correm o risco de perderem tudo.
Pastos verdejantes é essencial, mas devemos duvidar de pastos muito faceis, estratégias muito faceis, visões que não tem base bíblica, projetos de mentes mirabolantes e doentias....
Como líderes, guardemos o "bom depósito que nos foi confiado", porque nem sempre o caminho mais facil é o caminho mais correto.
Em Cristo
Pr Ivair J. Lehm
Nenhum comentário:
Postar um comentário