Se voce perguntar para um garoto o que ele quer ser quando crescer, ele dirá que ser ou ter a mesma profissão ou oficio de seu pai. É interessante como isso acontece com os filhos que tem no pai o seu exemplo, o seu padrão, o seu modelo. Depois que essa criança cresce e alcança um nivel de maturidade ele pode mudar de ideia ou até mesmo continuar no mesmo ideal e ser como o pai, ter a mesma profissão, etc..
O filho deseja ser como o pai, pois vê nele o seu "herói". Mesmo depois que ele escolher a carreira a seguir, ainda estará sempre ligado ao pai. Ele poderá ter uma profissão diferente do pai e ser um bom exemplo a ser seguido por seu proprio filho.
No mundo espiritual não ocorre diferente. Jesus disse em Mateus 10:24,25 " Não é o discípulo mais do que o mestre, nem o servo mais do que o seu senhor. Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor ". Ser como o seu mestre é ter neste, o padrão, o modelo de vida, o alvo a ser alcançado.
Parece que estas palavras soam como um conformismo no dia de hoje, pois o mundo moderno com suas disputas por posições e a constante corrida para ser o melhor, parece mesmo ter entrado na mente das pessoas dentro de nossas igrejas. Para Jesus, não existe o melhor até mesmo porque, Ele mesmo diz que basta ao discípulo ser como seu mestre, ou seja, não há a necessidade de ser melhor, suplantar, deixar o mestre para trás, não, todos buscamos uma posição da " medida da estatura completa de Cristo " Efésios 4:13. Nosso modelo, nosso padrão é o proprio Cristo.
Mas a disputa hoje nas igrejas para saber quem é o melhor pregador, melhor pastor, o mais influente, o mais espiritual, etc tem trazido um clima de animosidade em nosso meio. Não precisamos ser mais ou menos do que outros, devemos ser imitadores de Cristo, como disse o apóstolo Paulo.
Hoje se disputa a presidencia de uma igreja por exemplo, não por amor a obra de Cristo, mas por simples ganancia de ser o presidente, como se isso fosse o ápice da vida espiritual, como se isso fosse fazer do pretende, algo, ou alguém melhor. Basta ser como o mestre. Na perfeição, no amor, na graça, na dedicação ao Reino de Deus. Alguém pode ser predidente de um grande ministério e nunca alcançar a estatura de Cristo.
Hoje criamos disputas nojentas dentro da igreja, nos esquecendo que nosso alvo não é posição de liderança e sim, ser, como o nosso Mestre.
Hoje existe dentro das igrejas uma política que faz muito mau a propria igreja: homens querendo ser mais que o mestre, quando basta ser como Ele. Acordos nos bastidores da igreja, para se alcançar a proeminencia dentro dela, sobrepujando o proprio poder do Espirito Santo, costurando acordos para alcançarem alvos que talves nunca seriam alcançados, dada a chamada divina em cada vida.
O que mais me chama a atenção, nesta passagem de Mateus, é que Jesus não promete ali, alcançar uma isenção de males, mas Ele assevera no versiculo 25 " Se chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus domésticos?", em outras palavras, basta ser como o mestre, pois se a mim me chamam de Belzebu (demonio), quanto mais a voces que serão como eu.
A melhor posição para se ocupar dentro da igreja não é a liderança em si, mas a posição de servo de Deus. Lembremo-nos de que cargo não significa necessariamente a liderança da igreja, por que liderança não se compra, não se negocia, liderança se ADQUIRE.
Que Deus em Cristo Jesus, tenha misericórdia de nós.
Pr Ivair J. Lehm
Nenhum comentário:
Postar um comentário