APÓSTOLOS: NOVA ONDA OU CHAMADO DIVINO ?

         Jesus em seu ministério terreno teve seus discípulos em numero muito grande. Discípulo, do grego "mathetes", do verbo "manthano", cujo radical math sugere pensamento com dificuldade de ser manifestado. Um discípulo é um aprendiz, alguém que segue tanto os ensinamentos quanto o professor. a palavra foi usada primeiro para os 12 e depois para os cristãos de modo geral.           
         JESUS escolheu 12 homens que foram seus discípulos mais proximos, aqueles que iriam fazer um curso "intensivo" de aproximadamente 3 anos e passariam para história da humanidade juntamente com seu mestre. Estes 12 homens eram os :"APÓSTOLOS".
         A palavra "apóstolo" significa: embaixador, enviado, mensageiro especial, delegado, alguem comissionado para uma tarefa ou papel especial, alguém que é enviado com uma mensagem. No Novo Testamento, a palavra denota tanto os doze discipulos originais, quanto lideres proeminentes alem dos 12. Marvin Vincent registra 3 características de um apostolo:
1 - alguém que teve um encontro visivel com Cristo ressucitado;
2 - alguém que funda igrejas;
3 - alguém que ministra com sinais, prodígios e milagres.
         Partindo desta rápida exposição queremos refletir um pouco sobre este termo que tem se tornado popular em nossas igrejas.
         Quem escolheu e nomeu os primeiros apostolos foi o proprio Cristo, que no inicio era restrito ao grupo dos 12. Não vamos aqui, por falta de espaço e tempo, tentar esgotar o assunto, mesmo porque esssa não é minha intenção.
         O apóstolo Paulo, chamado de "apóstolo dos gentios", chega a chamar-se a si mesmo de "o menor de todos os apóstolos, abortivo" que não era "digno de ser chamado apostolo", pois reconhecia a sua humanidade e diante de Mestre, via-se como alguém que não era digno de pregar sobre o nome de Jesus.
         Pedro sendo um dos primeiros originais, chama-se a si mesmo de "presbítero", colocando-se como era " um servo" do Senhor.
         Que o ministério apostolico ainda opera na igreja isso não há duvidas como Paulo escreve em Efesios 4:11. Mas temos visto uma enxurrada de novos apóstolos nos nossos dias. Gente se auto proclamando apostolos de Jesus, usando este título como se fosse algo banal, sem reconhecer sequer o seu significado, tanto como dirigente de uma denominação, quanto seus significado espiritual.
         Como vimos acima, Marvi Vincent, registra as características para um apostolo. Mas o que temos visto hoje é algo que tem trazido, vergonha ao evangelho de Cristo.
         Homens com o título de apostolo, envolvidos em escandalos financeiros, com visões e revelações que suplantam a Bíblia Sagrada. Apostolos modernos criando nova doutrinas sem base biblica, sem nenhum apoio escrituristico, outros escrevendo livros supostamente inspirados por Deus, contrariando o que diz a Biblia.
         O que Paulo pensaria sobre tudo isso? Essas novas revelações e atos profeticos, palavras profeticas, determinismos, e tantos outros, tem base para ser aceitos como divinos? Homens se desligando de suas convenções e denominações para poderem usar o titulo de apostolos, isso é coerente com a palavra de Deus?
         Apóstolos modernos que pregam uma mensagem horrivelmente diferente dos primeiros apostolos, onde o centro da mensagem é o dinheiro, a oferta, a semeadura financeira, onde Cristo é apenas alguém que avalisa sua suposta mensagem para enriquecer os ouvintes, diferente das mensagens de Pedro, Paulo, João, Tiago, Felipe, Estevão, etc...
         Se Pedro, Paulo e os demais, eram apóstolos de Cristo, seria corretos os modernos, com algumas excessões, serem chamados de "apóstolos do dinheiro"?
          Os apóstolos originais, foram ensinados a andarem a pé, não levarem bolsa, nem dinheiro, comerem do que fosse posto á mesa onde chegassem, pregarem o reino de Deus e os apóstolos modernos, pregam na sua maioria, uma vida abastada, cheia de regalias e privilegios, que mais nos remetem ao tempo dos papas dominates de Roma, que viviam como reis e se denominavam servos de Jesus.
         Que existem homens que merecem o titulo de apostolos isso não há duvidas, mas a maioria usa este titulo apenas para se promoverem, para se imporem aos demais, para se tornarem respeitados...é lamentável !!!!!
         Não nos esqueçamos que apóstolos, pastores, bispos, diaconos, prebiteros, cooperadores, evangelistas e se houverem ou forem criados outros cargos, todos serão SERVOS de Jesus. Servir a Deus, seja qual for o cargo ou titulo, será sempre algo nobre e que nenhum de nós tem meritos para merecer.

Em Cristo,
Pr Ivair J. Lehm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DEFESA DA PALAVRA DE DEUS

EM DEFESA DA PALAVRA DE DEUS

VOCÊ PODERÁ GOSTAR TAMBÉM:

OUTRAS MENSAGENS INTERESSANTES