Liderar é mais que um cargo, liderar é influenciar. Liderança é um sacerdócio. Algumas pessoas imaginam que serem lideres é apenas dar ordens, ser o centro das atenções, ser o mais respeitado, o mais temido, o mais honrável entre todos. Podemos dizer que a verdadeira liderança leva a tudo isso e atribui ainda muito mais do que pensamos. Nosso maior exemplo de liderança é e sempre será o Senhor Jesus Cristo e Ele mesmo deu o segredo para se ter e ser um grande líder.
O líder primeiro serve de exemplo aos liderados, como bem exemplificou Jesus no relato de João capitulo 13. Mas isso parece ser coisa ultrapassada. Você já viu algum líder que tivesse a coragem de servir seu liderado ? A maioria dos nossos lideres pastores apenas se impõe sobre a massa de liderados na igreja. Não é bem assim ? Quantas vezes numa convenção de pastores as discussões apenas servem para dar um ar de democracia no processo, mas geralmente o que se vê é a proposta ser apresentada e a vontade do líder ser apoiada dando um ar de legitimidade. Nunca vi um líder de convenção abrir espaço para uma discussão e aceitar as criticas e idéias contrárias a sua. Se você já viu, por favor me informe.
O grande caos na liderança moderna, está na intransigência de alguns lideres. Quem nunca foi um bom liderado, jamais reunirá condições para ser um líder. Lideres devem servir de modelo, de referencial á igreja e aos liderados. Um líder que não esteja disposto a fazer as pequenas e mais insignificantes tarefas, não poderá exigir de seus liderados que o façam. O líder tem um coração sempre aberto e disposto a aprender. Quando o líder se acha absoluto, sua liderança tende a se esfacelar e auto destruir. Grandes lideres populares se distinguem por serem parecidos com seu povo, por conhecerem seus anseios, suas dores, suas dificuldades.
Me causa espanto ver grandes ministérios evangélicos assembleianos, sendo passado de pai para filho, como se a igreja fosse um feudo, uma fazenda que obrigatoriamente o filho deva herdar e cuidar para que esta propriedade não saia da família. Liderança é algo que não se compra, nem se adquire por vontade, liderança para igreja é uma vocação divina, não a todos, mas aqueles a quem Deus escolheu por seu divino poder.
Liderança não é apenas ser o destaque da multidão como alguns pensam. Muitos querem ser lideres mais interessados na fama e poder que possam desfrutar, que na realização de uma grande obra. Quando um movimento qualquer é perseguido por alguma autoridade, por exemplo, quem vai preso, detido, processado é justamente o líder. Veja o caso de Jesus, era o líder de um grupo de judeus, pregava uma doutrina maravilhosa, foi rodeado por milhares de pessoas que viam Nele a libertação do domínio romano, mas foi para o calvário sozinho. Ele foi morto e não os seus seguidores! Interessante como a liderança atual de nossas igrejas, convenções e ministérios precisavam aprender um pouco mais com Jesus.
Ser um líder apenas por herdar algo do pai ou da família, pode conduzir ao fracasso e a grandes derrotas, sem contar que os liderados poderão se tornar em nada e sofrerem as penas de uma liderança embriagada pela sede de PODER.
Em Cristo,
Pr Ivair J Lehm
Nenhum comentário:
Postar um comentário