A Bíblia narra a história do profeta Jonas, que foi enviado a Nínive pelo Senhor, mas que fugiu para Társis e nem lá conseguiu chegar. Quando ele chegou em Jope, cidade portuária de Israel, ele encontrou um navio que estava de partida para Társis. Parecia perfeito !!! Assim pensaria ou mesmo deve ter pensado o profeta Jonas. A Bíblia relata que no meio do caminho em alto mar, uma tempestade estava quase para virar o navio e matar a todos. Jonas então declara a todos os presentes do navio o real motivo da tempestade: "sua desobediência a Deus". Quando é jogado ao mar, instantaneamente a tempestade se desfaz.
Muitas tempestades em nossas vidas são fruto de nossas desobediências ao Senhor nosso Deus. As vezes nos perguntamos porque tantas pessoas passando por momentos tão difíceis e não podemos ligar uma coisa a outra, mas no fundo existe uma desobediência ao Senhor e sua Palavra.
Quantas pessoas ao invés de mudarem suas vidas e terem uma vida de obediência ao Senhor, resolvem, deliberadamente desobedecê-lo, tomando seus próprios caminhos e rumos para suas vidas, sabendo que estão na contra mão da vontade de Deus.
Como é típico do ser humano, é muito raro encontrar alguém como Jonas que reconheça o motivo da tempestade na vida das outras pessoas de sua própria família por exemplo ! É mais fácil e comodo culparmos nossos pastores, irmãos da igreja, do conjunto da congregação, do coral, obreiros do ministério, enfim..é sempre mais fácil escondermos nossa rebeldia e jogar a culpa em alguém. É mais fácil para muitos, achar um bode expiatório e se eximir, ainda que impossível, de sua culpabilidade diante de Deus.
É mais fácil colocar a culpa pela nossa incompetência nas pessoas ao nosso redor. Vejo diariamente pessoas que são bons cristãos, mas que se escondem atrás de uma falsa aparência. Deus disse ao profeta Samuel: " obedecer é melhor do que sacrificar" 1º Samuel 15:22,23.
Não adianta uma vida de sacrifícios, de abstinência, de costumes extremos e doutrinas confusas, se não houver obediência ao Senhor. Jonas reviu sua vida e teve uma segunda chance, e nós, teremos uma segunda chance ?
Jonas, pediu com sinceridade e o Senhor lhe deu uma nova oportunidade de obedecer seu mandado. E você está disposto a rever seus conceitos, assumir sua responsabilidade e obedecer ao Senhor ?
Lembre-se, mesmo que você jogue a culpa em alguém, você nunca será inocente diante de Deus !!!
Em Cristo,
Pr Ivair J Lehm
Nenhum comentário:
Postar um comentário