IGREJAS OU EMPRESAS ?

          O tema é polêmico e pode ser como uma faca de dois gumes. O comentário pode ser comprometedor tanto de um lado, quanto do outro.
          Quero aqui meditar a luz da Bíblia. A igreja sempre foi dirigida pelo Espirito Santo do Senhor e isso não podemos discutir, vemos os sinais dessa direção por todo Novo Testamento e depois ao longo da história da própria igreja.  Homens cheios do Espírito Santo, pregavam com a simplicidade como nunca houve em toda a história, basta vermos Pedro, o pescador ganhando quase 8 mil pessoas para Jesus em apenas duas "ministrações", ou como preferem em duas "conferencias pentecostais"!!!
         A simplicidade do evangelho, a dependência do Espirito Santo, foi trocada, barganhada pelas técnicas humanas. Hoje a igreja tem  projeto de marketing e até alguns "marketeiros" em seu rol de membros. A igreja hoje tem sido dirigida como uma empresa de capital privado, ou como uma empresa de capital aberto onde o pastor presidente é o acionista majoritário, o presidente do conselho, ou coisa assim.
           Quando um dirigente de congregação não atinge as metas estabelecidas pelo presidente, ele sofre sansões, perde a igreja e é aconselhado a procurar uma reciclagem. A Bíblia afirma que os apóstolos enviavam obreiros para ajudar os obreiros locais, veja em Samaria por exemplo, o trabalho era grande, os obreiros eram poucos e por isso enviaram Pedro e João, ou seja a liderança foi dar apoio a Felipe.
          A igreja era dirigida por aqueles que o Espírito Santo escolhia, hoje é dirigida por amigos do pastor. Eram enviados aqueles que tinham uma chamada, hoje são enviados aqueles que possuem um diploma universitário. A igreja era dirigida por homens comprometidos com a Palavra, hoje geralmente é dirigida por homens que são formados em direito, administração de empresas, economistas, marketing, empresários, etc...não que isso seja ruim, mas seria melhor se usado na direção de Deus.
         A igreja de Jesus é constituída por pessoas de todas as idades, raças e nações, mas infelizmente é dirigida pelos amigos do presidente dela, ignorando as ordens do "Dono da Igreja".
      A maioria das grandes igrejas e ministérios evangélicos são verdadeiras empresas que devem gerar lucros, dividendos e nunca prejuízos. As pessoas são consideradas em algumas apenas como aqueles que devem ser os geradores de receita. As pessoas são vistas como número e não como almas !!!
         A santidade dentro da igreja foi substituída pela necessidade de multidões para poderem sustentar os mega projetos pessoais das igrejas. As pregações, substituídas por espetáculos para alegrarem a plateia para voltarem no próximo espetáculo e aprenderem as receitas magicas de como serem ricos, sem precisarem deixar o pecado.
          Os pastores que segundo a Bíblia, devem ser os apascentadores do rebanho segundo as palavras de Pedro, já não querem mais serem apascentadores e sim os senhores da igreja, os inalcançáveis, pastores de gabinete...pastor tem que ter cheiro de ovelha, mas hoje muitos cheiram a perfumes importados, afinal eles merecem o melhor !!!
         Os pastores já não convivem mais com as ovelhas devido aos seus muitos compromissos com deputados, prefeitos, senadores, empresários, cerimônias sociais, as ovelhas são apenas números que enaltecem o pastor e dão sustentação aos seus caprichos, tais como aviões, viagens de férias (férias ?) para os Estados Unidos e Europa, carros importados blindados (blindados ? e a proteção divina pregada nos púlpitos para o povo crer em Deus ?), etc... Uma igreja com muitos membros pode garantir favores junto a políticos. E essas ovelhas são usadas como massa de manobra para troca de votos. Negociando o rebanho de Deus, "fazendo de vós negócio".
             Algo que nunca ninguém me explicou, porque  a maioria dos pastores viajam para os Estados Unidos para fazerem campanhas e abrirem igrejas, quando temos países como a Bolivia, onde crianças comem piolhos para não morrem de fome ? Pastores não implantam igrejas onde há necessidade de salvação e libertação de pessoas, mas onde a receita vai engordar seus ministérios !!!
           Claro, onde a moeda é forte, o investimento é garantido. Sabemos que o dinheiro do mundo todo não pode resgatar uma alma e cada centavo investido é valido para o reino de Deus em busca de almas. 
            Mas a prioridade na maioria dos casos é o retorno financeiro ao caixa da igreja. O oficio de sacerdote que se deveria fazer por amor a Deus e vocação a sua chamada, é realizado profissionalmente e com altos salários. Conheci um pastor de uma igreja que presidia o ministério há mais de 20 anos e mal sabia assinar o nome, tinha apenas o segundo ano de escola primaria e ganhava um salário de executivo de empresa multinacional. Tempos depois, o filho dele que estava estudando direito, assumiu o campo de trabalho, e assim a igreja, passou de pai para filho, tudo entre família. Também numa cidade próxima no interior, um grande ministério onde o pai já havia presidido e depois jubilado, voltou a assumir a presidência após a morte precoce do filho. 
           Oremos muito por esta igreja, a igreja do Senhor Jesus, pois com tantos escândalos provocados por homens amantes de si mesmos e do dinheiro, tem feito o evangelho muitas vezes ser ridicularizado.
        A IGREJA É DE JESUS E ELE COM CERTEZA, TOMARÁ AS DEVIDAS PROVIDENCIAS.

Em Cristo
Pr Ivair J. Lehm


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DEFESA DA PALAVRA DE DEUS

EM DEFESA DA PALAVRA DE DEUS

VOCÊ PODERÁ GOSTAR TAMBÉM:

OUTRAS MENSAGENS INTERESSANTES